Citomegalovírus, Qualitativo por PCR
O citomegalovírus (CMV) pertence à família do herpesvírus, tendo alta especificidade com relação ao hospedeiro e que pode causar infecção no homem. Tem sido encontrado em indivíduos com tumores benignos ou malignos, e em portadores de HIV. O CMV é encontrado em todas as regiões geográficas e grupos socioeconômicos. Cerca de 50% a 80% dos adultos nos Estados Unidos são infectados pelo vírus. A PCR é utilizada para triar mulheres em idade fértil portadoras do vírus e em estudo de casos de meningoencefalite ou outras alterações neurológicas. Diagnóstico pré-natal: realizada no liquido amniótico, quando a gestante apresenta um quadro de infecção aguda e pretende-se afastar a possibilidade de infecção intrauterina. Infecção do recém-nascido: a detecção do CMV na urina ou sangue de RN nas três primeiras semanas de vida define a infecção congênita.
-
Material:
Sangue
-
Preparo:
Jejum não obrigatório.
-
Material:
Urina amostra isolada
-
Preparo:
- De preferência a 1ª urina da manhã ou com retenção urinária de no mínimo 2 horas.
- Fazer uma higienização na região, com água e sabonete. Enxaguar e secar.
- Desprezar o 1º jato de urina no vaso sanitário e sem interromper o jato (sem fazer pausa), colher o jato do meio no frasco estéril disponibilizado pelo laboratório (aproximadamente metade do frasco) e desprezar o final no vaso.
- Fechar o frasco imediatamente e encaminhar ao laboratório em até 40 minutos (em temperatura ambiente) ou até 2 horas refrigerado (em uma caixa de isopor com gelo, por exemplo).
-
Material:
Líquidos Biológicos (Líquor, Líquido Amniótico, Lavado Brônquico Alveolar e outros fluídos orgânicos)
-
Preparo:
A coleta destes materiais é um procedimento médico não realizado pelo laboratório.
-
Material:
Fragmento de Biópsia
-
Preparo:
A coleta deste material é um procedimento médico não realizado pelo laboratório.
Código CBHPM: 40314022