Fenilalanina (PKU)
É um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo, portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos. A fenilalanina é um composto natural presente em todas as proteínas, tanto animais como vegetais, porém o nosso organismo não consegue sintetizar esse composto, logo o mesmo é necessário fazer parte da nossa dieta diária.Existe um grupo de pessoas que sofrem da uma doença hereditária chamada fenilcetonúria (PKU). A estas pessoas falta uma enzima que é necessária para digerir a fenilalanina. Esta, como não é absorvida, passa a acumular-se no organismo até ser convertida em compostos tóxicos, designados por fenilcetonas (como o fenilacetato e a fenetilamina), que são expelidos pela urina. Os doentes com PKU que ingerem a fenilalanina sofrem de diferentes sintomas de toxicidade, incluindo atrasos mentais especialmente em crianças, e distúrbios intelectuais nos adultos. É um erro inato do metabolismo localizado no braço longo do cromossomo 12, sendo herança autossômica recessiva. o tratamento consiste na regulação alimentar que deve iniciar após o nascimento da criança com a alteração genética. As crianças acometidas que são detectadas ao nascimento e tratadas com dieta restritiva imediatamente
-
Material:
Sangue
-
Preparo:
- Intervalo máximo entre as mamadas.
- Colher preferentemente do 3º ao 30º dia após o nascimento e no máximo até o 90º dia. Colher antes do 3º dia de vida apenas caso exista solicitação médica.
Exceção: Para pacientes já diagnosticados com fenilcetonúria e que realizam o exame para acompanhamento pode ser realizado sem limite de idade.
- O recém-nascido deve ter uma dieta com um aporte adequado de proteínas/aminoácidos antes da coleta, como por exemplo leite materno livre demanda ou fórmulas infantis para o primeiro semestre de vida.
- Caso o recém-nascido tenha recebido transfusão sanguínea, sugere-se aguardar, no mínimo, 10 dias para a coleta do exame ou conforme orientação médica.
Código CBHPM: 40301818