Hepatite C - HCV, Genotipagem

O vírus da hepatite C (HCV) apresenta alta variabilidade genética, o que leva a uma grande heterogeneidade em suas sequências de nucleotídeos. Quando essas diferenças são superiores a 70%, estimada a partir dos dados de sequenciamento, o vírus é considerado um novo genótipo, sendo atribuído um número, por exemplo, genótipo 1, genótipo 2, genótipo 3, etc. Além disso, cada genótipo pode ser subdividido em subtipos quando as diferenças dentro do mesmo genótipo oscilam entre 70 e 80%. Esses subtipos são identificados por letras de acordo com a ordem de descobrimento. 
A determinação do genótipo do HCV é relevante para determinar a resposta ao tratamento, sendo que os genótipos 1, 4, 5 e 6 demandam tratamento mais prolongado quando se utiliza interferon associado à ribavirina. Os genótipos 2 e 3 respondem melhor ao tratamento, por isso o mesmo deve ser mais curto. 
O genótipo 1 é o mais comum entre os pacientes infectados com o vírus HCV, porém é o mais resistente e mais difícil de tratar. Normalmente os pacientes com genótipo 1 submetidos ao tratamento com o Interferon e Ribavirina não respondem ao tratamento, tendo que fazer o re-tratamento posterior. 
O teste detecta os seguintes genótipos do HCV: 1a, 1b, 2, 3, 4, 5 e 6. Além disso, permite a detecção de coinfecção com dois tipos virais diferentes na mesma amostra. 
Portadores do genótipo 1, principalmente 1b, apresentam doença mais grave e pior resposta ao tratamento com interferon. Por esse motivo, mantém-se a classificação em subtipos para o genótipo 1. A subclassificação dos demais genótipos (2 a 6) é irrelevante sob o ponto de vista clínico-evolutivo e terapêutico, motivo pelo qual não será reportado pelo teste. 
Amostras com quantidades inferiores à sensibilidade mínima do teste podem não apresentar partículas virais suficientes para a amplificação, detecção e genotipagem do HCV. Neste caso, o resultado será liberado como "não detectado RNA do HCV".

  • Material:

    Sangue

  • Preparo:

    Jejum não obrigatório.

Código CBHPM: 40314111

Resultados