Zika Vírus, Pesquisa por PCR

O exame tem como objetivo a detecção do RNA do Zika Vírus pela técnica de PCR em Tempo Real com alta sensibilidade e especificidade. O exame deve ser realizado na fase aguda de viremia estimada de 4 a 7 dias do aparecimento dos sintomas, pois após este período pode ocorrer a não detecção de cópias virais no plasma, impossibilitando a detecção do vírus. Pode ser realizado em qualquer indivíduo com suspeita de infecção pelo Zika Vírus para auxílio diagnóstico e diferencial em infecções com sintomas clínicos similares como Dengue e Chikungunya.
Obs.: O exame deve ser realizado na fase aguda de viremia, pois após este período pode ocorrer a não detecção de copias virais, impossibilitando a detecção do vírus. 
 

  • Material:

    Sangue

  • Preparo:

    - Jejum não obrigatório.
    - O exame deve ser realizado na fase aguda de viremia, pois após este período pode ocorrer a não detecção de copias virais, impossibilitando a detecção do vírus. 
    - Realizar a coleta em até 5 dias após o aparecimento dos sintomas.

  • Material:

    Urina amostra isolada

  • Preparo:

    - De preferência a 1ª urina da manhã ou com retenção urinária de no mínimo 2 horas.
    - Fazer uma higienização na região, com água e sabonete. Enxaguar e secar.
    - Desprezar o 1º jato de urina no vaso sanitário e sem interromper o jato (sem fazer pausa), colher o jato do meio no frasco estéril disponibilizado pelo laboratório (aproximadamente metade do frasco) e desprezar o final no vaso.
    - Fechar o frasco imediatamente e encaminhar ao laboratório em até 40 minutos (em temperatura ambiente) ou até 2 horas refrigerado (em uma caixa de isopor com gelo, por exemplo).
    - Realizar a coleta entre 4 a 10 dias após o aparecimento dos sintomas.

  • Material:

    Líquor

  • Preparo:

    A coleta deste material é um procedimento médico não realizado pelo laboratório.

Código CBHPM: 40314561

Resultados