• Home >
  • Blog >
  • 10 Cuidados com a saúde essenciais para o fim de ano

10 Cuidados com a saúde essenciais para o fim de ano

10 Cuidados com a saúde essenciais para o fim de ano

A alegria das festas de final de ano e das férias de verão pode acabar rápido de mais se alguns cuidados simples com a saúde forem desrespeitados.

Para evitar inconvenientes e começar o ano com o pé direito, o Laboratório Reunidos dá algumas dicas essenciais para aproveitar esse fim de ano e férias ao máximo. Começando pelo lugar onde a gente mais gosta de ir em dias quentes.

 

1)Cuidado com piscinas cheias de gente e locais de aglomeração.

Esses lugares costumam ser bem propícios para a transmissão de conjuntivite e outras doenças. Esteja protegido!

 

2) Evite coçar os olhos e lave com frequência as mãos e o rosto.

Depois de frequentar locais muito cheios de gente, lave bem as mãos e procure tomar um banho com água limpa e sabão depois de sair de piscinas públicas.

 

3) Cuidado com vasinhos de plantas e calhas.

Atenção especial ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, no verão que é um período de muitas chuvas. Vale lembrar que os vasos de plantas devem ser preenchidos com areia, as garrafas guardadas com a boca para baixo, as calhas precisam ser limpas e as caixas d’água sempre fechadas.

 

4) Determine horários especiais para esforço físico.

Jogar, correr ou caminhar na praia somente de boné ou chapéu e quando o sol permitir. Quando o dia estiver muito quente, pegue leve nos exercícios.

 

5) Evite sair nos horários em que o sol estiver a pino (10h às 16h).

Prefira sair de manhã ou ao entardecer. Ao tomar sol, use filtro protetor. O sol pode provocar insolação e desidratar o corpo, além de grave risco de câncer de pele.

 

6) Use preservativo. Não apenas no Natal ou Réveillon.

O uso de camisinha deve ser respeitado o ano todo. Na época de festa é importante manter a consciência. A camisinha ainda é a melhor prevenção.

 

7) Prefira alimentação leve: frutas, saladas, sorvete.

No Réveillon e em todo o verão a boa pedida é uma alimentação mais leve. Não abuse dos pratos fartos e prefira fruta e saladas frescas.

 

8) Modere o consumo de bebidas alcoólicas.

As bebidas alcoólicas aumentam os registros de agressões, brigas e principalmente acidentes. Se beber não dirija. Quando a ressaca chegar, tome muitos líquidos como chás e sucos de frutas.

 

9) Beba líquidos, especialmente água.

Hidrate o corpo com água e bebidas isotônicas, que recuperam sais minerais.

 

10) Use roupas folgadas, de tecidos “leves” e claros.

O calor é forte nesta época do ano. As roupas apertadas, “pesadas” e com tecidos escuros dificultam a transpiração e retém o calor excessivo do corpo.

 

BONUS – Proteção redobrada em matas e montanhas.

Leishmaniose, febre amarela e malária são doenças que podem ocorrer em pessoas que adentram matas fechadas. Evite caminhadas ecológicas sem proteção contra picadas de insetos. Mantenha suas vacinas em dia aqui no Laboratório Reunidos.

 

Seja viajando ou curtindo a cidade sem o compromisso com a rotina, é fundamental aproveitar as férias com atividades diferentes, mas sem problemas de saúde.

Ficar em casa, dentro de casa, só na TV e no computador não é muito legal. Saia do ambiente rotineiro e crie novos estímulos, explore e aprenda coisas novas.

Independente do planejamento para o período, estar de férias exige uma série de cuidados. Mesmo que seja para esquecer das preocupações, é importante estar atento para evitar problemas futuros. No Reunidos você pode confiar.

Resultados