• Home >
  • Blog >
  • Dezembro Vermelho: Mês da luta e sobre prevenção ao HIV e à AIDS

Dezembro Vermelho: Mês da luta e sobre prevenção ao HIV e à AIDS

Dezembro Vermelho: Mês da luta e sobre prevenção ao HIV e à AIDS

A campanha dezembro vermelho começou com iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e vem conquistando muitos adeptos pelo país. O mês foi escolhido por conta do dia 1º de Dezembro, que é comemorado o Dia Mundial de Combate a Aids.

Como feitos nos outros meses, Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul o Laboratório Reunidos entra mais uma vez em prol ao movimento, promovendo a conscientização, prevenção, solidariedade e incentivo aos soropositivos.

Mas você sabe qual a diferença do vírus HIV e da AIDS?

HIV e AIDS: entenda a diferença Conviver com o vírus HIV é diferente de viver com AIDS. O HIV (sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana), ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Já a AIDS (da sigla em inglês, síndrome da imunodeficiência adquirida) é o estágio mais avançado desta infecção, porque o vírus, ao destruir as células de defesa, deixa o organismo mais vulnerável a diversas doenças.

Em resumo, o HIV é o vírus que vai se multiplicando e acabando com suas defesas, se não controlado com medicação correta ele chega a sua fase final, a AIDS, no qual seu sistema imunológico já está comprometido e qualquer simples resfriado pode ser fatal.

Ainda não existe uma cura para o vírus HIV, ele pode apresentar uma infinidade de formas diferentes graças às milhares de mutações que desenvolve ao se multiplicar, dificultando a criação de uma vacina. Portanto o uso correto das medicações, o monitoramento através de exames e o acompanhamento clínico regular são fatores fundamentais para manter a doença controlada.

Resultados