2,5 Hexanodiona Urinária

O n-hexano é um líquido incolor, volátil, com odor fraco, sendo um de vários hidrocarbonetos com ponto de ebulição baixo. É amplamente utilizado em diversos processos industriais como solvente orgânico na preparação de tintas, colas e adesivos, na extração de óleos vegetais, como diluente na indústria de plásticos e borrachas, entre outras aplicações.
Volátil e lipossolúvel, o n-hexano é absorvido por qualquer via, porém a intoxicação comumente ocorre pela inalação de seus vapores ou quando é usado como droga de abuso.
Na corrente sanguínea o n-hexano é distribuído tendo afinidade pelo sistema nervoso rico em gorduras. É biotransformado no fígado, sendo oxidado a 2,5-hexanodiona, que é excretado na urina. 
A exposição crônica pode causar neuropatia periférica (degeneração das fibras nervosas), intumescência dos axônios e desmielinização. Como consequências surgem perda de peso, anorexia, câimbras nas extremidades dos músculos inferiores, deficiência motora e efeitos no sistema nervoso central.

  • Material:

    Urina amostra isolada

  • Preparo:

    - Lavar as mãos e genitália antes da coleta. 
    - Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco próprio. 
    - Colher o jato médio da urina com retenção de 4 horas entre as micções. 
    - Colher urina de final de jornada de trabalho. Recomenda-se evitar a primeira jornada de trabalho da semana
    - Fechar o frasco imediatamente e encaminhar ao laboratório em até 40 minutos (temperatura ambiente) ou até 2 horas (refrigerado).

Código CBHPM: 40311236

Resultados