Ácido Fólico

O ácido fólico atua na maturação das hemácias e participa do processo de síntese das purinas e pirimidinas, componentes dos ácidos nucléicos. 

A deficiência do ácido fólico associa-se frequentemente a ingestão insuficiente, aumento de demanda, má-absorção intestinal e uso de determinados medicamentos, como alguns anticonvulsivantes e metotrexato. 

A deficiência ocorre principalmente em gestantes, alcoólatras crônicos, pessoas em dietas pobres em frutas e vegetais e naquelas com distúrbios absortivos do intestino delgado. Flutuações significantes ocorrem com a dieta e podem resultar num folato sérico normal em um paciente deficiente. 

O folato pode estar falsamente elevado em caso de hemólise. Sua concentração pode estar reduzida com o uso de contraceptivo oral. 

A dosagem dos metabólitos homocisteína e ácido metilmalônico auxilia na diferenciação entre deficiência de folato e vitamina B12 quando as concentrações séricas são limítrofes. Apenas a homocisteína está elevada na deficiência de folato, pois este não participa do metabolismo do ácido metilmalônico.

 

Resultados