CA 125

CA 125 é uma glicoproteína produzida normalmente pelo epitélio das serosas, endométrio, endocérvice e tubas uterinas. É o marcador tumoral classicamente utilizado no câncer de ovário, mas não é exclusivo desta neoplasia. 

Elevações podem ocorrer em condições fisiológicas (gestação, menstruação), em doenças benignas (endometriose, cistos ovarianos, doenças inflamatórias pélvicas, peritonite, cirrose, hepatites, pericardite) e em outros tipos de cânceres, tais como de tuba uterina, cérvice, endométrio, pâncreas e trato gastrointestinal. Variações podem ser encontradas no ciclo menstrual, com aumento durante a fase folicular. Seu valor tende a declinar com a menopausa e o envelhecimento. 

A determinação isolada do CA 125 em mulheres assintomáticas para triagem de câncer ovariano não é recomendada, devido a seu baixo valor preditivo positivo, sensibilidade e especificidade. 

Monitorização do tratamento, detecção de recorrências e avaliação prognóstica são as indicações principais do teste, que pode auxiliar também o diagnóstico diferencial de massas pélvicas na pós-menopausa. 

Alguns guidelines recomendam ainda a dosagem de CA 125, juntamente com a ultrassonografia transvaginal, para detecção precoce de câncer de ovário em mulheres com risco aumentado, como aquelas com história familiar de câncer de mama ou ovário, ou mutação BRCA documentada.

 

Resultados