Citologia Oncótica (Papanicolau)
Considerada uma técnica simples na sua execução, tem proporcionado diminuição considerável nas taxas de mortalidades causadas pelas neoplasias cervicais. A pesquisa é oncótica, ou seja, o objetivo é a detecção de lesões pré-malignas e malígnas do colo uterino.
Ainda que seja possível identificar a presença de fungos, bactérias e efeito citopático de vírus, a citologia não é o exame específico para a identificação desses agentes.
Apesar de uma especificidade alta, o método apresenta uma sensibilidade baixa e para melhorar essa sensibilidade, isto é, aumentar as chances de detecção de lesões, é de extrema importância que as atividades da fase pré-analítica sejam realizadas com qualidade, como coleta e fixação imediata e adequada e também o preenchimento e envio da requisição do exame. As chances de detecção de lesões são significativamente maiores em amostras acompanhadas das requisições contendo uma anamnese completa, características do exame clínico e informações de exames e tratamentos anteriores.