• Home >
  • Exames >
  • Citomegalovírus, Quantitativo por PCR

Citomegalovírus, Quantitativo por PCR

  O Citomegalovírus (CMV) é um vírus de DNA que pertence à família dos herpes vírus. Em adultos saudáveis, o CMV em geral é assintomático, podendo apresentar quadro clínico semelhante à mononucleose infecciosa. 

  É transmitido por contato direto com fluidos corporais infecciosos como urina, saliva, sangue, lágrimas, sêmen e leite materno e através de órgãos transplantados e transfusões de sangue. 

  O CMV é considerado a maior causa de infecção congênita. Manifestações graves podem ocorrer quando o CMV é adquirido ou se reativa em pacientes imunossuprimidos sendo uma das principais causas de morbidade e mortalidade em receptores de transplante. 

  A detecção do CMV pelo teste de amplificação de ácido nucleico por reação em cadeia da polimerase (PCR) quantitativo em tempo real é o método mais sensível e específico para o diagnóstico de infecção por CMV, orientando estratégias preventivas e monitorando da resposta à terapia. Devido à grande variabilidade entre os ensaios de quantificação da carga viral, especialmente quando próximos aos limites inferiores de quantificação, recomenda-se que o monitoramento seja realizado com o mesmo kit. Variações na carga viral de até 0,5 log não são significativas. 

 

Resultados