• Home >
  • Exames >
  • Coronavírus 2019, Antígeno (COVID-19) - Teste Rápido

Coronavírus 2019, Antígeno (COVID-19) - Teste Rápido

O que é?
- O Teste Rápido COVID-19 Antígeno (Ag) é um ensaio imunocromatográfico ou fluorescente, para detecção qualitativa de antígenos de SARS-Cov-2 em amostras de swab da nasofaringe ou saliva de humanos.
- Logo que infecta o corpo humano o vírus começa a se multiplicar. Portanto, analisar a presença do vírus permite uma detecção precoce dos infectados, ao contrário dos testes de anticorpos que necessitam de 7 a 10 dias após sintomas para poderem ser realizados.
- Isso faz com que o teste para detecção de antígeno seja a ferramenta de resultado rápido ideal para identificação de pessoas infectadas com o vírus há pouco tempo.
- Esse teste pode ser utilizado para identificação de pessoas contaminadas pelo COVID-19 nos estágios iniciais da doença em pacientes com sintomas clínicos da infeção por SARS-CoV-2. O teste proporciona um resultado de triagem inicial. Testes mais específicos devem ser realizados para confirmar a infecção por SARS-CoV-2. Esse teste é auxiliar para o diagnóstico de infecção por coronavírus.

Método:
Ensaio imunocromatográfico ou fluorescente

Indicações:
Realizado em pessoas com ou sem sintomas.

Amostra:
- Swab de nasofaringe ou Saliva;

Quando coletar:
Teste indicado entre 2-7 dias de sintomas ou contato

Sensibilidade:
Aproximadamente 90%

Especificidade:
Aproximadamente 100%

Material: Swab de Nasofaringe
Preparo do paciente: Jejum não obrigatório.

Material: Saliva
Preparo do paciente: Não comer, beber fumar ou mascar chiclete por 30 minutos antes da coleta da amostra de saliva.
Procedimento de coleta:
1º Passo: Instrua o paciente a puxar o muco da parte de trás do nariz e da garganta pelo menos 3 vezes.
2º Passo: Peça ao paciente para levantar o copo de coleta de amostra próximo à boca, inspirar profundamente e tossir com força diretamente no copo de coleta de amostra.
3º Passo: Instrua o paciente a levantar o copo de coleta de amostra próximo à boca e cuspir a saliva com muco nasal aspirado no copo de coleta de amostra.
Atenção! Utilize SEMPRE a primeira amostra de saliva para realizar o teste.

 

Código CBHPM: -

Resultados