• Home >
  • Exames >
  • Coronavírus 2019, Detecção por PCR (COVID-19)

Coronavírus 2019, Detecção por PCR (COVID-19)

Coronavírus 2019, Detecção por PCR (COVID-19)

O que é?
O exame é feito em material coletado do nariz por meio de técnicas de biologia molecular (RT-PCR) para o diagnóstico de infecção por coronavírus.

Método:
RT-PCR

Indicações:
- Pacientes sintomáticos na fase aguda.
- Avaliação de retorno ao trabalho de profissionais da saúde.

Amostra:
- Swab/lavado de nasofaringe;
- Secreção das vias aéreas inferiores: escarro, aspirado traqueal, lavado broncoalveolar

Quando coletar:
Até o 14º dia de sintomas, preferencialmente entre o 3º ao 5º dia.

Sensibilidade:
- Varia conforme o tipo de amostra, o tempo decorrido após início dos sintomas, e o rigor da coleta e conservação da amostra.
- Ordem de sensibilidade: lavado broncoalveolar (93%), Escarro (72%), swab de nasofaringe (63%), swab de orofaringe (32%).

Especificidade:
São utilizados primers específicos para dois ou três alvos genéticos do SARS-CoV-2, que não apresentam reação cruzada com outros coronavírus.

Limitações:
- Falsos-negativos: Nova amostra deve ser coletada caso a suspeita de COVID-19 permaneça, observando o tempo desde o início dos sintomas.
- Resultados indeterminados: ocorre quando há amplificação de apenas um alvo genético do SARS-CoV-2. Carga viral baixa, coleta inadequada, degradação do RNA viral, mutação do vírus e/ou coleta precoce ou tardia são fatores associados a resultados indeterminados, que devem ser correlacionados ao quadro clínico e epidemiológico do paciente. Dependendo da probabilidade pré-teste de COVID-19, recomenda-se repetição do exame, a critério médico.

Código CBHPM: 40314618

Resultados