Cortisol Salivar

A dosagem do cortisol salivar avalia a fração livre do hormônio. Esta técnica tem se mostrado útil no estudo do ritmo circadiano do cortisol e na avaliação de insuficiência adrenal, nos primeiros dias de vida de recém-nascidos. Adicionalmente, tem sido utilizada para avaliar o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA) em alterações da função cognitiva, em situações de estresse, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, na avaliação da privação de sono em pacientes trabalhadores noturnos e naqueles com fadiga crônica. Recentemente, a dosagem de cortisol salivar têm sido empregada no diagnóstico da síndrome de Cushing. As amostras de saliva são obtidas por procedimento não invasivo, podendo ser coletadas no ambulatório ou na própria residência do paciente.

  • Material:

    Saliva

  • Preparo:

    Horário de coleta do cortisol salivar: 8:00 horas ou 23:00 horas ou conforme orientação médica.
    1. Por um período de 30 minutos antes da coleta não será permitido qualquer tipo de alimentação ou bebida (com exceção de água).
     2. Permanecer em repouso por uma hora antes da coleta.
    3. Imediatamente antes da coleta e aconselhável lavar a boca com água através de bochechos leves. 
    4. A coleta não é recomendável em caso de lesões orais com sangramento ativo ou potencial. 
    5. Evitar escovar os dentes pelo menos duas horas antes da coleta para evitar sangramento gengival. 
    6. Remova a tampa superior do tubo. 
    7. Coloque o algodão, presente no recipiente suspenso, debaixo da língua e aguarde um período médio de 3 minutos de forma a encharcar o algodão. Se preferir, pode mastigar levemente o algodão, mantendo-o o máximo possível embebido com saliva. Durante esse período de coleta não é permitido ingestão de água, alimento ou qualquer tipo de líquido. 
    8. A amostra em quantidade satisfatória deve encharcar o algodão com saliva. 
    9. Retorne o algodão para o interior do recipiente suspenso, fechando com a tampa logo a seguir. 
    10. O tubo pode ser encaminhado imediatamente ao laboratório sem refrigeração. No entanto, em casos onde o transporte não será efetuado imediatamente, aconselha-se a refrigeração da amostra entre 2 a 8 °C. A amostra refrigerada poderá ser recebido no laboratório com até 48 horas da coleta. 

Código CBHPM: 40316190

Resultados