Eletroforese de Proteínas

Sangue:
A Eletroforese de Proteínas Séricas é um método simples, que permite separar proteínas em frações. As proteínas percorrem distâncias diferentes, formando bandas denominadas: albumina, alfa-1-globulina, alfa-2-globulina, beta-1 globulina, beta-2 globulina e gamaglobulina. Observa-se a diminuição da concentração de albumina em situações que promovam sua perda, baixa ingesta protéica ou elevado catabolismo. As frações alfaglobulinas apresentam níveis aumentados em processos inflamatórios, infecciosos e imunes. O aumento da betaglobulina é observado em situações de perturbação do metabolismo lipídico ou na anemia ferropriva. A ausência ou diminuição da banda gama indica imunodeficiências congênitas ou adquiridas. O seu aumento sugere elevação policlonal das imunoglobulinas associado a condições inflamatórias, neoplásicas ou infecciosas, além de sugestões de banda monoclonal observada no mieloma múltiplo. Para todos estes casos sugere-se testes complementares para identificação dos clones.

Urina (amostra isolada):
Eletroforese de proteínas é um teste de laboratório baseada na separação das proteínas através de uma corrente elétrica contínua. Uma de suas principais funções é o diagnóstico do Mieloma Múltiplo. A quantidade de proteína produzida ou liberada na urina reflete a quantidade de mieloma presente no organismo em um dado momento. O rim funciona como um filtro, eliminando apenas algumas moléculas e deixando a maioria das proteínas na corrente sanguínea. Apesar de algumas pequenas proteínas passarem pelo filtro do rim, elas são posteriormente reabsorvidas e recicladas em forma de aminoácidos. Assim, normalmente a urina contém apenas traços de proteínas. Diferentes proteínas podem aparecer na urina em diferentes doenças. Se o rim estiver danificado, várias proteínas séricas podem passar para a urina, e os resultados da eletroforese de urina podem ser semelhantes à eletroforese de proteínas séricas, com todas as cinco (ou seis) frações visíveis. A Eletroforese de Proteínas Urinárias é usada para pesquisar a proteína de Bence Jones e monitorar a sua concentração. Pode também ajudar a avaliar os danos nos rins (que é uma complicação comum no caso de pacientes com mieloma múltiplo). Sua dosagem ajuda na avaliação inicial da quantidade e tipo do mieloma, monitoramento de série para documentar a velocidade e o nível de resposta e avaliação da progressão da doença ou possível recaída.

Líquor:
A análise eletroforética das proteínas do LCR é utilizada primariamente para detecção de bandas oligloconais na avaliação de esclerose múltipla, tem grande importância no diagnóstico e no seguimento de processos inflamatórios do sistema nervoso central. Pode indicar alterações da integridade da barreira hemato-encefálica e ainda o funcionamento celular do sistema nervoso central, existência ou ausência da síntese intratecal de proteínas. Em algumas doenças o líquor apresenta aumento da gama-globulina (particularmente IgG) enquanto os níveis plasmáticos são normais. Nestes casos há evidência de que foram sintetizados no LCR, como exemplo: esclerose múltipla; panencefalite esclerosante subaguda (doença pós-sarampo), neurossífilis, encefalopatias virais entre outras doenças degenerativas.

  • Material:

    Sangue

  • Preparo:

    Jejum obrigatório de 8 horas ou conforme orientação médica.

  • Material:

    Urina de 24 horas

  • Preparo:

    - Desprezar a primeira urina do dia no vaso sanitário.
    - Coletar a partir da 2ª urina do dia, dentro do frasco, lembrando que o jato inteiro da urina deve ser coletado.
    - Repetir o processo até a 1ª urina do dia, completando 24h.
    - É importante não perder nenhuma amostra de urina durante a coleta e o frasco deve ser mantido refrigerado durante todo o processo.
    - Encaminhar ao laboratório em até 40 minutos (em temperatura ambiente) ou até 2 horas (refrigerado em uma caixa de isopor com gelo, por exemplo).

  • Material:

    Líquor

  • Preparo:

    A coleta deste material é um procedimento médico não realizado pelo laboratório.

Código CBHPM: 40301761/40311309/40309061

Resultados