LKM-1, Anti

A hepatite autoimune (HAI) é uma doença hepática de etiologia desconhecida, caracterizada pela presença de autoanticorpos, níveis elevados de imunoglobulina G, e infiltrado hepático de células plasmáticas.

  Embora não sejam marcadores específicos da doença, os autoanticorpos são utilizados para a classificação da HAI em dois tipos: o tipo 1, mais comum, que afeta predominantemente adultos, e está associado com a presença de anticorpos anticélula (FAN), anticorpos antimúsculo liso e anticorpos anti-F actina; e o tipo 2, que afeta indivíduos jovens e crianças, apresenta evolução mais agressiva, e está associado com a presença de anticorpos anti-LKM1 e LC-1. Anticorpos anti-LKM-1 (liver-kidney-microsomal type 1 ? microssomal do fígado e rim) em título > 1:40, no teste de imunofluorescência indireta em substrato estômago/fígado/rim de rato, recebem 2 pontos nos critérios simplificados para o diagnóstico da HAI, de 2008.  

 São considerados os marcadores sorológicos da HAI tipo 2. Embora relativamente específicos para HAI, podem ser detectados em 10-20% dos pacientes com hepatite C crônica.

 

Resultados