Oxcarbazepina

A oxcarbazepina, derivada da Carbamazepina, pertence ao grupo de medicamentos denominados anticonvulsionantes ou antiepilépticos. Sua atividade farmacológica é primariamente manifestada através do metabólito monohidróxiderivado MHD (10,11-diidro,10-hidroxicarbamazepina) da oxcarbazepina. Acredita-se que o mecanismo de ação da oxcarbazepina e MHD seja baseado principalmente no bloqueio de canais de sódio voltagem-dependentes, resultando então na estabilização de membranas neurais hiperexcitadas, na inibição da descarga neuronal repetitiva e na diminuição da propagação de impulsos sinápticos. Adicionalmente, o aumento na condutância de potássio e a modulação de canais de cálcio voltagem - dependentes ativados podem também contribuir para os efeitos anticonvulsivantes da droga. Sua dosagem é útil para monitorização dos níveis terapêuticos e toxicidade, sendo a principal causa de níveis baixos a não aderência ao tratamento, considerando que interações medicamentosas podem influenciar no nível sérico. Concentrações estáveis ocorrem após 2 a 3 dias de uso, estando 40% da droga ligada às proteínas plasmáticas.

  • Material:

    Sangue

  • Preparo:

    - Jejum alimentar desejável de 4 horas ou conforme orientação médica. 
    - A coleta ideal deve ser realizada imediatamente antes da administração da próxima dose do medicamento ou conforme orientação do médico. 
    - Caso o medicamento seja tomado apenas uma vez ao dia, a coleta deve ser feita pelo menos 12 horas após a medicação. 
    - Não é recomendado o uso concomitante com inibidores da MAO. Antes da administração de oxcarbazepina, os IMAOS devem ser descontinuados por no mínimo 2 semanas , conforme orientação médica. No entanto, a descontinuidade do medicamento somente poderá ser autorizada pelo medico do paciente. 
    - Verificar medicamentos em uso para evitar que se faça confusão entre os exames de Carbamazepina e Oxcarbazepina. Tegretol e Tegretard referem-se aos exames de Carbamazepina, enquanto Trileptal e Auran são referentes à Oxcarbazepina. 

Código CBHPM: 40302288

Resultados