Painel Molecular de Vírus Respiratórios 4 Patógenos
As infecções respiratórias podem ter quadros clínicos muito semelhantes entre si e muitas vezes somente testes laboratoriais podem fazer esta diferenciação.
Este é um ensaio multiplex de reação em cadeia da polimerase de transcrição reversa (RT-PCR) em tempo real destinado à detecção qualitativa de ácido nucleico do vírus SARS-CoV-2, vírus influenza A/B (não faz distinção entre Influenza A e Influenza B) e o vírus sincicial respiratório (RSV) em swabs nasofaríngeos de indivíduos que apresentam sintomas de infecção do trato respiratório.
As amostras de secreções respiratórias devem ser coletadas preferencialmente entre o primeiro e o quarto dia após o início dos sintomas. A correlação clínica com o histórico do paciente e outras informações são necessárias para determinar o diagnóstico. Resultados positivos não excluem infecção bacteriana ou coinfecção com outros vírus não testados e o agente detectado pode não ser a causa definitiva da doença. Os resultados negativos não descartam a possibilidade de infecção por SARS-CoV-2, influenza A/B ou VSR e não devem ser usados como base única para as decisões de tratamento dos pacientes.