Parcial de Urina

O exame de urina rotina fornece informações importantes para o diagnóstico e monitoramento de doenças renais e do trato urinário, e também para determinadas doenças sistêmicas e metabólicas.
Além de urina rotina, o exame recebe outras denominações, como sumário de urina, urina do tipo 1, EAS (elementos anormais e sedimento), EQU (exame químico de urina), urina parcial, urina simples, entre outros.
Ele inclui a realização de procedimentos para avaliar as propriedades físicas e químicas da urina e o exame microscópico do sedimento urinário.
A análise física compreende a observação do aspecto, da cor e da densidade.
A análise química inclui a determinação do pH, a pesquisa de proteínas, hemoglobina, glicose, bilirrubinas, urobilinogênio, corpos cetônicos, nitrito e esterase leucocitária.
Nessa etapa, geralmente, são utilizadas tiras reagentes, que podem ser lidas manualmente, em leitoras semiautomatizadas ou em equipamentos automatizados.
exame microscópico do sedimento urinário tem como finalidade detectar e, eventualmente, quantificar alguns elementos figurados presentes na urina, como células epiteliais, leucócitos, hemácias, cilindros, cristais e bactérias.
A análise dos elementos figurados pode ser feita por microscopia ou por métodos automatizados que utilizam citometria de fluxo ou análise digital de imagens.

 

Resultados