Proteína C Reativa Quantitativa
A proteína C reativa (PCR), é uma proteína de fase aguda positiva de síntese hepática. Indivíduos saudáveis apresentam concentrações muito baixas ou indetectáveis de PCR.
Processos inflamatórios agudos, especialmente infecções bacterianas, podem induzir aumentos significativos, de até 1000 vezes, e rápidos da PCR, com pico de elevação em 36 a 50 horas.
A determinação da PCR é útil para o diagnóstico diferencial entre infecção bacteriana e viral, diagnóstico e acompanhamento da atividade de doenças inflamatórias sistêmicas autoimunes, e avaliação prognóstica da pancreatite aguda e doenças neoplásicas, entre outras.
PCR 10,0 mg/L é considerada elevação significativa, consistente com inflamação sistêmica.
Resultados de PCR entre 10,0 a 40,0 mg/L geralmente são encontrados em inflamações leves e infecções virais, entre 40,0 a 200,0 mg/L em inflamações graves e infecções bacterianas, e na sepse 50,0 mg/L.
Como a PCR começa a aumentar a partir de 4 a 6 horas após o início do processo inflamatório, concentrações normais de PCR podem ser observadas na fase inicial de processos infecciosos agudos de origem bacteriana.
Algumas doenças inflamatórias sistêmicas, como lúpus eritematoso, retocolite ulcerativa e esclerose sistêmica, podem evoluir com níveis normais ou pouco aumentados de PCR (10,0 a 20,0 mg/L) durante a fase de atividade.