Vitamina B6

A vitamina B6 é o termo empregado para designar compostos hidrossolúveis que incluem a Piridoxina, a Piridoxal e Piridoxamina, que apresentam qualitativamente a mesma atividade biológica, agindo como coenzima no metabolismo de proteínas, carboidratos, lipídeos e na síntese do heme. Dentre suas diversas funções, participa na interconversão de aminoácidos, na síntese de neurotransmissores, no metabolismo das proteínas, do ácido fólico e das vitaminas B2 e B12, na regulação da ação de hormônios esteróides, na liberação de glicose a partir do glicogênio, na trans sulfuração da homocisteína a cisteína, na respiração celular.
A vitamina B6 é encontrada predominantemente em alimentos vegetais e derivados de origem animal, como carnes, grãos integrais, vegetais, nozes, etc.
É absorvida no intestino delgado, mas diferentemente das outras do complexo não é totalmente excretada pelos rins, ficando retida, principalmente, nos músculos. 
Sua deficiência é rara, no entanto, alguns medicamentos como a isoniazida, diminuem as concentrações plasmáticas da Vitamina B6. Pessoas com quadro de alcoolismo e gestantes com eclampsia ou pré-eclampsia podem apresentar deficiência de Vitamina B6.

  • Material:

    Sangue

  • Preparo:

    Jejum obrigatório de 8 horas ou conforme orientação médica.

Código CBHPM: 40302814

Resultados