• Home >
  • Blog >
  • Grávidas: 3 Vacinas Obrigatórias e 3 Vacinas Proibidas

Grávidas: 3 Vacinas Obrigatórias e 3 Vacinas Proibidas

Grávidas: 3 Vacinas Obrigatórias e 3 Vacinas Proibidas

A saúde do bebê dentro da barriga da futura mamãe é fonte de preocupações constantes. Mas para a certeza de manter sempre protegido, nada melhor do que um bom pré-natal seguindo o calendário de vacinas. A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) estipula algumas obrigatoriedades para as gestantes.

Nos primeiros meses, ainda no útero, o processo de imunização do pequeno depende diretamente da saúde da mãe. As células de defesa do corpo, são transmitidos durante a gestação, e pela amamentação. Por isso, é importante que as grávidas mantenham a saúde. Vacinar-se é uma forma eficaz de proteger a si mesma e ao seu bebê contra os vírus.

As vacinas obrigatórias e indispensáveis, pelo Ministério da Saúde, que todas as futuras mamães precisam tomar são três. Ainda existem aquelas que são proibidas e perigosas. Confira a lista e as particularidades de cada uma.

 

1. Tríplice Bacteriana Acelular do Tipo Adulto (DTPA) ou Dupla do Tipo Adulto (DT)

A vacina é responsável por imunizar o pequeno contra o tétano neonatal. Causada por uma toxina que atinge o sistema nervoso central do bebê através do cordão umbilical. Essa doença dificulta a amamentação, causa contrações e espasmos na criança, podendo levar à óbito em casos mais graves.

A vacina ainda imuniza contra a coqueluche, uma infecção respiratória, também chamada de tosse convulsiva. No Brasil, 87% de todos os casos ocorrem em crianças com até 6 anos de idade.

A mamãe que está com a vacinação em dia, mas a última dose tem 5 anos, um reforço é necessário. O Ministério da Saúde indica que a vacina seja dada entre a 27ª e a 36ª semana de gestação.  

 

2. Hepatite B

A hepatite B pode gerar uma inflamação séria no fígado e de aumentar as chances de partos prematuros. Um dos exames de sangue obrigatórios durante a gestação serve justamente para identificar o vírus.

Se o resultado for negativo, a mamãe deve tomar três doses durante a gestação. Não há contraindicações caso essa vacina coincida com a aplicação da DTPA. Se a mulher já tomou alguma outra dose antes de engravidar, deve tomar somente as que faltaram.

 

3. Vacina Contra a Gripe (Influenza)

As grávidas estão em um grupo considerado de risco pela infecção do vírus da gripe e agravantes, bronquite e pneumonia. A vacina quadrivalente é a mais recomendada por ser mais potente.

Saiba mais sobre a nova vacina de 2019 contra a gripe aqui.

A vacina contra a gripe protege além da gestante, o feto e até o bebê recém-nascido nos primeiros seis meses. Pode ser tomada em qualquer mês da gravidez ou até 45 dias após o parto. Vale ressaltar que a vacina é contraindicada para quem tem alergia a ovo.

 

Vacinas proibidas para grávidas

Existem algumas vacinas que representam riscos para as gestantes. Os imunizantes compostos de micro-organismos enfraquecidos, mas que ainda estão vivos. Neste caso existe risco do feto contrair a doença que a grávida está se imunizando. É um risco apenas teórico, mas vale o cuidado para proteger o bebê.

As vacinas que devem ser evitadas por gestantes são:

  • Tríplice Viral;
  • Varicela; e
  • Febre Amarela.

Caso você tenha tomado algumas destas vacinas durante a gravidez, a recomendação é informar ao seu médico. Assim, na hora do ultrassom este profissional ficará mais atento a detalhes relacionados à vacina.

Resultados