• Home >
  • Blog >
  • Tudo o Que você Precisa Saber Sobre os Testes de Coronavírus

Tudo o Que você Precisa Saber Sobre os Testes de Coronavírus

Tudo o Que você Precisa Saber Sobre os Testes de Coronavírus

Com o aumento da disseminação do coronavírus na região de Umuarama, diversos tipos laboratórios começaram a oferecer teste rápidos para identificar o COVID-19.

Até o momento, sabemos que o COVID-19 é uma doença respiratória causada pelo novo coronavírus.

Após infecção pelo vírus, a carga viral no organismo aumenta rapidamente em, é o chamado período de incubação, que tem uma média de 5 dias. Mas o paciente permanece assintomático.

Após alguns dias de incubação, surgem os primeiros sintomas, como febre alta (acima de 37, 8 graus) e tosse seca. Esses sintomas duram em torno de 1 semana e o maior risco de complicações respiratórias, como pneumonia, acontece entre 8 e 9 dias.

Os testes são capazes de detectar anticorpos presentes no organismo, mas existem diferentes tipos de testes, com diferentes indicações e tipos de coletas.

 

Teste Rápido de COVID-19

Um resultado reagente no teste rápido indica presença do coronavírus e precisa ser confirmado no exame laboratorial. Em laboratórios de referência, a testagem padrão-ouro para confirmar o COVID-19 é feita por biologia molecular, PCR ou Sorologia.

Portanto, o teste rápido de coronavírus não confirma diagnóstico, sendo válido para identificar e encaminhar corretamente os pacientes aos hospitais. O teste tem seu valor de importância na manutenção da saúde, pois ajuda também a identificar casos suspeitos, promovendo rápido isolamento.

A própria nota da Anvisa sobre a liberação adverte para as limitações do procedimento.

 

·Quem pode fazer o teste rápido?

Na rede particular, qualquer pessoa pode fazer o teste rápido em alguns laboratórios, como é o caso do Laboratório Reunidos. No entanto, por conta da alta procura, o estoque de kits tem se esgotado rapidamente; então, é importante realizar o agendamento no site, para sair de casa apenas com a certeza de que o teste pode ser realizado. No entanto, vale a ressalva de que ele deve ser feito apenas entre sete e dez dias após o início dos sintomas.

 

Teste PCR de COVID-19

O Teste de Coronavírus (PCR) é um exame genético para detecção do coronavírus desde os primeiros dias de infecção.

O método PCR (reação em cadeia da polimerase em tempo real) é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19 cuja confirmação é obtida pelo RNA do vírus nas amostras coletadas de secreções do nariz e garganta, permitindo detectar o vírus com altíssima precisão nos primeiros dias dos sintomas.

 

·Quem pode fazer o teste PCR?

Para realizar o procedimento é necessário ter a solicitação do seu médico. A coleta pode ser feita a partir do 3º dia após o início dos sintomas e até o 10º dia.

 

Teste por Sorologia de COVID-19

Diferente do teste por PCR, este teste verifica a força imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito analisando a quantidade de anticorpos, IgM e IgG em pessoas que foram expostas à COVID-19.

O exame por sorologia é realizado com amostras de sangue, tendo maior precisão se realizado, pelo menos, 10 dias após o início dos sintomas. Isso porque a produção de anticorpos no organismo só começa depois desse período de exposição ao coronavírus.

 

·Quem pode fazer o teste por Sorologia?

Realizar o teste de sorologia fora do período indicado pode apresentar resultados falso negativos. Por isso, antes de realizar o exame é recomendado uma consulta e pedido médico. É importante lembrar que nem todas as pessoas contaminadas com coronavírus desenvolvem anticorpos detectáveis pelos exames, principalmente aquelas que apresentam quadros com sintomas leves ou não apresentam nenhum sintoma. Por isso, resultados negativos na sorologia podem ser apresentados mesmo em pessoas que tiveram COVID-19 confirmada por PCR.

 

Mais informações sobre os testes e exames de COVID-19 disponíveis

Dá para perceber que cada tipo de teste tem suas peculiaridades e recomendações e cada um deles é mais indicado para cada fase da doença. O mais importante é saber que esses exames estão disponíveis, inclusive aqui no Laboratório Reunidos e sempre consultar um médico para saber o melhor para você, especificamente.

Se ainda ficou alguma dúvida sobre os exames disponíveis você pode falar conosco pelo WhatsApp. No Reunidos você pode confiar.

Resultados